Ida a Wolfsburg 9/10 | Autostadt – Os pavilhões das marcas do grupo VW


<– Post anterior: Ida a Wolfsburg 8/10 | Autostadt – Museu ZeitHaus – VW Icons – Karmann Ghia

A vontade é de ficar mais algumas horas no museu Zeithaus, mas ainda tem muito o que ser visto na Autostadt, em especial os pavilhões reservados às principais marcas de automóveis do Grupo Volkswagen.

Bugatti

Se o Veyron do museu já tinha me fascinado, no pavilhão da Bugatti (denominado Premium Clubhouse) está outro Veyron, totalmente cromado.


Porém, neste primeiro pavilhão é só – Não tem muito mais o que ver além do Veyron cromado. Soube que até 2008 esse prédio era reservado para a Bentley.

Lamborghini

No salão da Lamborghini, também vemos muito mais conceito do que carro. Uma Murcielago amarela fica “enjaulada”, presa à parede ao belo e ensurdecedor som da gravação de um motor em ação. Entre uma sessão e outra, a parede gira 180 graus e o carro então pode ser visto pela area externa do edifício (fiquei devendo uma foto do lado de fora).


Quem se interessou, pode ter uma ideia melhor do show neste video do YouTube.

Škoda

Como sempre gostei de carros, já conhecia os modelos da Škoda, mas creio que muita gente do Brasil nunca tenha visto um. O pavilhão da montadora tcheca é um showroom dos principais modelos novos da marca.


Destaque para o Fabia esportivo, que apesar da pintura de gosto duvidoso, deve andar bem com o motor TFSI.


De diferente, uma parede de grama, souvenires, mesa de totó (pebolim para alguns) e um espaço para crianças. Na parede miniaturas de carros da marca.

Seat

A marca espanhola já é conhecida no Brasil, já que os modelos Cordoba e Ibiza foram importados pra cá nos anos 90. Na entrada, uma parede de retrovisores nos homenageia.

Das coisas desenvolvidas para “dificultar o simples”, o projetor informativo deste pavilhão merece destaque.

Como na Škoda, apenas carros novos. São 3 modelos Leon, que nos faz perceber o quanto a Seat passou a fazer carros mais bonitos desde que veio ao Brasil; e também como a empresa se orgulha de seus retrovisores.


No fim da visita, uma interessante video-projeção mapeada mostra os vários estágios do processo de design num Seat Leon em escala real. Fiz um vídeo para quem se interessar.

Audi

O pavilhão da Audi é interativo. Logo na entrada o visitante recebe um pequeno globo com as 4 argolas da marca. Essa esfera serve como uma espécie de “chave”. Por todo o ambiente existem locais nas paredes onde a bola se encaixa, trazendo algum tipo de informação.

Em determinado momento, o nome do visitante deve ser informado. Mais tarde, ele é projetado na parede no momento que está passando (Tigs é o meu apelido, como me registrei).

Vamos aos carros. Como nos outros pavilhões, apenas modelos atuais. Um R8 fica ao lado da perua mais rápida do mundo, a RS7 Avant. Além deles, um A3 elétrico branco, um R7 e uma RS Q3, ambos azuis.

Mais adiante o imenso A8.


Fiz um breve vídeo do interior do luxuoso da Audi.

Na parede, o desenho de um conceito de 2012 mostra as linhas harmoniosas da marca alemã.

No fim da visita, um TT branco. Seu painel é totalmente digital, o que deve ser tendência nos automóveis dos próximos anos.

Volkswagen

No salão da Volks, um Passat e Golf GTD Variant, que infelizmente não temos por aqui. GTD é o GTI a diesel.

Uma sala tenta mostrar o lado mais ecológico da marca.

No andar de cima, um “livro” digital conta a história das gerações do Golf.

Essa Golf R Variant azul ganhou boa parte das minhas atenções. Um espetáculo a parte.

Porsche

O último pavilhão que visitamos é o da Porsche, que é bem arquitetônico, digamos assim. Lembra um pouco as obras modernistas de Brasília. Na entrada a famosa frase de Ferdinand Porsche:

Eu não conseguia encontrar o carro-esporte dos meus sonhos, então eu mesmo o construí.

Apenas 3 carros no salão: Macan S, 911 Targa 4 e Boxter GTS.

Uma coisa bem legal na Porsche é esta obra que mostra os modelos da marca juntos “descendo em carreata uma larga avenida”. Mesmo parados, podemos ter certeza que eles estão rápidos!

Difícil resistir a chance de entrar na Macan S.

O Boxter é o modelo de entrada da marca. Seu design não é o meu favorito, mas Porsche é Porsche.

O meu preferido sempre no final. Confesso que cheguei a achar que não se fabricavam mais modelos Targa, mas fiquei feliz em saber estava errado. Simplesmente lindo este 911.

E chega de pavilhões e marcas. Na continuação o nosso último post da série, onde mostramos como é a famosa torre de carros de Wolfsburg.

Continua: Ida a Wolfsburg 10/10 | Autostadt – Autotürme, as torres do automóvel –>

Avatar de Tiago Araújo

Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Ida a Wolfsburg 9/10 | Autostadt – Os pavilhões das marcas do grupo VW”

  1. […] Continua: Ida a Wolfsburg 9/10 | Autostadt – Os pavilhões das marcas do grupo VW –> […]

  2. […] <– Post anterior: Ida a Wolfsburg 9/10 | Autostadt – Os pavilhões das marcas do grupo VW […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.