Ida a Wolfsburg 10/10 | Autostadt – Autotürme, as torres do automóvel

<– Post anterior: Ida a Wolfsburg 9/10 | Autostadt – Os pavilhões das marcas do grupo VW

Autotürme: as torres do automóvel

Uma parcela considerável dos quase 2 milhões de visitantes que comparecem anualmente à Autostadt, além de conhecer suas atrações, tem um propósito muito pessoal. Vão retirar os carros que compraram, recém-saídos das linhas de montagem da fábrica de Wolfsburg.

Duas torres circulares envidraçadas, com 48 metros de altura, servem de estacionamento para os veículos a serem entregues a compradores de vários países da Europa que, em vez de receberem seus automóveis nas concessionárias, optam por retirá-los na Autostadt.

Os prédios são ligados à fábrica por um túnel de 700 metros de extensão, por onde os carros são transportados em plataformas, assim ninguém precisa os dirigir. Nas torres, os veículos passam para elevadores que os colocam em lugares pré-determinados, entre 24 e 48 horas antes do momento da entrega.

São 800 vagas dispostas em “prateleiras” circulares. Quando o proprietário se identifica no centro de atendimento, um elevador traz automaticamente o veículo até o piso térreo. Em todo o processo, o carro não roda um único metro e é entregue ao dono com o hodômetro totalmente zerado.

Quem vai buscar o carro na Autostadt recebe ingressos gratuitos, vales para refeições e entradas para diversas atrações. Mas qualquer visitante pode conhecer as torres por dentro, em uma visita realizada em um elevador panorâmico que leva também ao terraço de observação no topo, de onde é possível ver toda a Autostadt e a fábrica de Wolfsburg.

Alguém estava prestes a receber seu Polo preto.

Fotografei este Beetle por causa das rodas. Apesar de equiparem o modelo básico, pra mim são as mais bonitas, por lembrarem as antigas calotas cromadas.

Chegamos a fim do nosso passeio pelo mundo da VW. Fica o desejo (e a promessa) de voltar, e nessa próxima vez dar uma esticada até Stuttgart, para conhecer as também apaixonantes Porsche e Mercedes-Benz; Munique, onde está a BMW; e Ingolstadt, sede da Audi.

Wartet auf uns ;)