A Rural do Brasília Palace Hotel


O Retrovisor foi conferir a Rural Willys 1964 que está exposta de modo permanente no Brasília Palace Hotel. Contamos aqui um pouco dessa história.

Brasília Palace Hotel

Brasília Palace Hotel

O hotel abriu suas portas em 30 de junho de 1958, sendo considerada a primeira obra inaugurada em Brasília. Foi projetado para hospedar arquitetos, engenheiros e técnicos que trabalhariam na construção da capital. Projetado por Oscar Niemeyer, o hotel também ostentou os primeiros azulejos de Athos Bulcão da cidade.

O incêndio e a reconstrução

Em agosto de 1978, um incêndio provocado por uma máquina de café expresso obrigou o hotel a fechar as portas. Por conta de brigas judiciais, caiu no abandono e deteriorização. Os painéis originais de Athos Bulcão foram pichados, arrancados e quebrados.

Apenas em 2006, o primeiro hotel de Brasília foi reinaugurado, seguindo o projeto de 1957, salvo pequenas adaptações visando a modernização do estabelecimento. A restauração foi supervisionada pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico e pelo escritório de arquitetura de Niemeyer, autor da obra.

Rural Willys

A versatilidade e a robustez da Jeep Station Wagon, lançada em 1946 nos Estados Unidos, chamaram a atenção da Willys-Overland do Brasil, fundada em abril de 1952. A empresa montava desde 1954 o Jeep Universal e passou a oferecer a perua dele derivada em 1956, sendo chamada de Rural. Mantendo suas qualidades de resistência, a aposta era de que o veículo seria ideal para um país com vias de tráfego tão precárias quanto o nosso. Com peças importadas e o mesmo desenho do modelo americano, a Rural vinha com pintura “saia-e-blusa” (verde e branca, vermelha e branca ou azul e branca), o dava um toque de charme a um utilitário rústico. A partir de 1060 o utilitário passou a ser considerado nacional.

A Rural – renomeada Ford Rural em 1972 (a Ford assumiu o controle acionário da Willys em 1967) – teve produção encerrada no fim de 1977. A picape e o Jeep ainda foram fabricados por mais cinco anos.

A Rural do hotel

O modelo exposto no Brasília Palace Hotel é de 1964. Esta Rural foi utilizado na comitiva da última visita do ex-presidente Juscelino Kubitschek à Brasília, em janeiro de 1972.

Uma visão geral do Willys, mantido sobre cavaletes.

Alguns detalhes interessantes.

A placa JKO-1964 registra as iniciais do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e o ano de fabricação do utilitário.

No interior, algumas malas antigas que ajudam a ambientalizar a exposição.

Visitantes podem retirar um folhetim, que explica toda a história. De lá tiramos boa parte das informações deste post, bem como do site Best Cars.

Pra quem se interessou e quiser visitar, o Brasília Palace Hotel fica as margens do Lago Paranoá, próximo ao Palácio da Alvorada. É possível conseguir diárias em promoção nos fins de semana. O hotel é bastante tranquilo e conta com uma extensa área verde. Possui também um bom restaurante, o Oscar. Mais informações no site: http://www.brasiliapalace.com.br

Avatar de Tiago Araújo

por

Comentários

Uma resposta para “A Rural do Brasília Palace Hotel”

  1. Avatar de Adriano Tiago Pisetta
    Adriano Tiago Pisetta

    Vendo Para-Choque de Rural WILLYS 64 precisa de restauro, peça original sem batentes, aceito troca por peças de fusca 74 1500

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.